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Sobre o método de indução e a teoria do falseamento de Popper

O método de indução , nas ciências empíricas, tem como propósito estabelecer a verdade de sentenças universais que, por sua vez, expressam 'leis naturais'. Carnap foi o principal advogado de um método geral de caráter indutivista para a fundamentação das ciências em conformidade com o princípio fundamental do empirismo. Carnap propôs como uma alternativa, em face das críticas à indução, um requisito da 'suscetibilidade de confirmação de hipóteses', i.e., "todos os enunciados sintéticos devem ser suscetíveis de confirmação".  Adendo: segue um link com observações sobre a generalização indutiva de acordo com Carnap https://1drv.ms/b/s!Ai8LADHW0t6yzAFMP2LwEML5RVCq      De acordo com Popper as 'leis naturais' não são confirmáveis, pois essas leis são expressas sob a forma de sentenças universais ilimitadas  (e, por conseguinte, admitem um número potencialmente infinito de aplicações possíveis). Por outro lado, o número de observações para testar essas...

Sobre o Círculo de Viena (I)

Sobre o Círculo de Viena e o empirismo moderno (I). Uma das correntes doutrinárias da filosofia contemporânea, a saber, a filosofia analítica (e empirista) tem como diretriz principal a análise lógica da linguagem . Essa orientação lógico-linguística estava presente entre as principais teses advogadas pelo chamado Círculo de Viena. Neste sentido, a filosofia analítica atual é herdeira dessa linha de reflexão filosófica que remonta ao Círculo de Viena na década de 1930. Uma das características originais do empirismo lógico defendida pela maioria dos membros do Círculo de Viena era a rejeição de qualquer pressuposto metafísico . Cabe observar que a expressão ‘pressuposto metafísico’, no âmbito dessa corrente, se refere tanto a uma doutrina acerca dos objetos suprassensíveis (i.e., objetos não materiais) quanto a uma abordagem filosófica que estabeleça de modo apriorístico (i.e., anterior a qualquer forma de experimentação) asserções e normas sobre o mundo físico. Como Stegmü...

Apresentação do Manifesto do Círculo de Viena [1929]

Slides apresentando o Manifesto do Círculo de Viena de 1929: https://1drv.ms/p/s!Ai8LADHW0t6yyWnAdRabxwUo0SL_?e=a9hUYa

Sobre o anarquismo metodológico de Feyerabend (II)

Feyerabend nos adverte que toda a investigação científica é sempre precária, uma vez que, qualquer experimento científico consiste em uma forma simplificada e incompleta de procedimentos (e aferições) sujeitos, a princípio, a (constante) revisão. Podemos objetar dizendo que: qualquer tipo de experimento está, de fato, sujeito a revisões; mas, este caráter simplificador e parcial está, por sua vez, submetido às condições do estado atual da física experimental (e da tecnologia). Em outros termos, conforme o avanço tecnológico, bem como do aprimoramento dos métodos de mensuração, aumentamos a nossa capacidade de investigação e retificamos os erros cometidos anteriormente. Feyerabend insiste, também, na presença de lacunas nas explicações científicas . Ora, sabemos que qualquer doutrina científica (ou não) é suscetível, eventualmente, de alguma falha. Não obstante, isto não significa que não seja possível, por meio de revisões devidamente conduzidas, eliminar tais 'lacunas' de...

Sobre o anarquismo metodológico de Feyerabend

Sobre o anarquismo metodológico de Feyerabend. Há um consenso no âmbito da comunidade acadêmica formada pelos que advogam os princípios das várias correntes da filosofia analítica, na atualidade, que o posicionamento filosófico de Feyerabend é absolutamente inaceitável.  É claro que esta crítica é apresentada no âmbito do Establishment filosófico-analítico que, por sua vez, defende, de uma forma ou de outra, a construção de uma base metodológica universal para os fundamentos dos diversos campos científicos [que se submetem, é claro, a algum princípio de demarcação científica]. Feyerabend está, por conseguinte, na contracorrente desta perspectiva doutrinária. Haja vista que, ele defende (explicitamente) que não há uma única base epistemológica admissível para essa fundamentação (talvez, possivelmente nenhuma). Até este ponto, parece razoável uma tentativa de defesa de seu pensamento; mas, atenção, sabemos que ele não propôs nenhuma alternativa epistemológica. Aqueles...